por Alayde Santos
A Netiqueta apresenta regras que o internauta deve adotar ao trocar e-mails ou visitar salas de chats, tanto no setor pessoal como profissional. É necessário termos cortesia, pois do outro lado existem pessoas que merecem todo nosso respeito.
Por isso mesmo, temos que estar atento e utilizá-la com parcimônia e bom senso principalmente dentro do nosso local de trabalho.
Por isso mesmo, temos que estar atento e utilizá-la com parcimônia e bom senso principalmente dentro do nosso local de trabalho.
Algumas dicas quanto ao uso de e-mails dentro da Empresa:
● Evite abreviações.
● Coloque uma introdução, (Prezado Sr. Fulano, Cara Sra.), e também uma despedida (atenciosamente, aguardo retorno) ou simplesmente o nome do remetente.
● Defina clara e objetivamente o assunto da mensagem.
● Nunca use somente letras maiúsculas, isso significa que você está gritando. Se precisa destacar algo, prefira usar cor diferente, negritar, sublinhar ou mudar o tipo de letra.
● Não use emoticons, ícones formados por parênteses, pontos e vírgulas. Eles representam carinhas que expressam emoção. Isso pode demonstrar que você está brincando ou até mesmo falta de profissionalismo.
● Evite enviar página por e-mail, é aconselhável enviar o link.
● Não demore muito para responder um e-mail. Responda pelo menos estabelecendo um prazo, em caso que a resposta necessite de alguma pesquisa ou estudo e isso demandará um certo tempo.
● Cuidado ao enviar mensagens enormes, pois geralmente atrasam a conexão.
● Nunca envie e-mails com aquelas correntes de fé, de amizade, e tantos outros temas. Muitas vezes possuem vírus.
● No envio de e-mail para diversas pessoas, é recomendado usar o cco (cópia oculta), assim fica preservada a privacidade dos outros recebedores.
● É aconselhável o uso de um anti-vírus. Evite abrir e-mail, principalmente de quem você não conhece.
● Nunca entre em sites pornográficos, além de serem uma fonte de vírus, muitas empresas rastreiam o que os funcionários vêm e isso de acordo com a política de algumas empresas pode ocasionar demissão por justa causa.
Alayde de Oliveira Santos é formada em Economia pela UNIVAP e pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP.
Sócia Gerente da IPC – International Procurement and Consulting, empresa de Consultoria, Treinamento e Serviços Administrativos.
Ministra Cursos e Palestras sobre Etiqueta Social, Empresarial e Internacional.
www.alaydesantos.com.br - Tels.: (12) 3958-3332 / (12) 8149-2878