Saber Reconhecer o Mérito do Outro



      Atualmente muito se fala sobre a importância de sabermos reconhecermos os nossos pontos fortes e nossos pontos fracos em nosso desempenho profissional, esta avaliação é muito importante para que possamos criar uma boa empregabilidade. Entretanto algo que também contribui para o sucesso profissional, e que é pouco comentado, é a necessidade de sabermos reconhecer as capacidades, potencialidades e os méritos daqueles que nos cercam, ou seja, as qualidades de nossos colegas de trabalho, sejam eles nossos chefes, parceiros ou funcionários.
 
      Grande parte do nosso êxito profissional é resultado do que conseguimos gerar através do contato com estas pessoas e é bem sabido que para que uma empresa ou um projeto tenha sucesso os participantes devem ter uma boa integração entre eles. Quando apenas conseguimos enxergar as nossas qualidades, os nossos acertos e nossas ações estamos perdendo uma grande oportunidade de aprender com a experiência dos demais colegas e ao mesmo tempo estamos criando um precedente perigoso: que é o de sermos vistos por nossos colegas como pessoas egocêntricas e pouco amigáveis.

      Saber reconhecer e valorizar as qualidades do outro é essencial para aquele que quer desenvolver verdadeiramente a cooperação, estabelecer empatia e criar ambientes de trabalho mais saudáveis.

      Isto pode ser feito de inúmeras maneiras, sendo que a maioria, e geralmente as mais eficientes são as mais simples como, por exemplo: um elogio, um agradecimento em público, um bilhete ressaltando a conquista realizada ou os bons serviços prestados, etc. Nem sempre é somente um presente ou um aumento salarial que deixarão a outra pessoa contente e satisfeita por estar realizando um bom trabalho.

      Quem recebe um elogio sincero pelo seu trabalho sente-se mais feliz, mais motivado e tem a certeza de que o seu trabalho está sendo reconhecido e valorizado.

      E você, sabe reconhecer o talento daqueles que trabalham com você?

      Sucesso!

      Luciano Leite
      Psicólogo e consultor de rh
     
Luciano.leite@bol.com.br
Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager OnlineEmpregos Manager OnlineEmpregos Manager OnlineEmpregos Manager OnlineEmpregos Manager Online