O que eu fiz para aumentar a minha empregabilidade neste ano?
Esta é uma questão simples mas que poucos profissionais se fazem durante o ano. Alguns por desconhecimento ou desinteresse sobre os rumos da própria carreira, outros para evitar a dor da resposta e poucos, poucos mesmo são os profissionais que fazem deste auto-questionamento um recurso usado periodicamente para avaliar e orientar o plano de carreira.
Questionar-se sobre o grau de empregabilidade faz o profissional pensar sobre suas habilidades, seus pontos fracos e suas potencialidades. Não fazer esta auto-avaliação periódica é como fechar os olhos para o futuro da sua carreira e vê-la ser carregada pelas ondas de acontecimentos e pelos interesses de outras pessoas e não pelos próprios projetos.
Para quem quer tornar esta avaliação um hábito, segue alguns temas sobre os quais você deve refletir, com calma, sinceridade e detalhamento:
* Cursos realizados – quais foram os principais conhecimentos adquiridos durante este ano? Foram através de cursos? E o que você aprendeu de importante através da experiência no dia-a-dia?
* Participação em projetos importantes – de que maneira você contribuiu para o sucesso dos projetos profissionais que você participa?
* Promoções recebidas - você está sendo valorizado? Deveria estar?
* Relacionamento inter-pessoal – como se deram os seus relacionamentos profissionais durante o ano?
* Rede de contatos profissionais – a sua rede de contatos profissionais (networking) aumentou ou diminuiu? Você é freqüentemente lembrado para participar de eventos profissionais? É indicado para trabalhos com freqüência?
* Comunicação – você investiu na melhoria da sua comunicação? De que maneira?
* Comunicação – você investiu na melhoria da sua comunicação? De que maneira?
* Nível de informação – podemos te considerar uma pessoa bem informada? Você sabe usar positivamente as informações que tem acesso?
* Saúde – este ano foi bom para a sua saúde? Tem cuidado corretamente dela?
* Finanças – sua vida financeira tem ajudado ou atrapalhado o seu descanso e conseqüentemente a sua carreira? O que você tem feito a respeito?
Estes são apenas alguns temas para reflexão, com estas informações você poderá ter uma percepção melhor sobre o que está indo bem e pode ser melhorado e que pontos você precisa se esforçar mais para melhorar a sua empregabilidade.
Sucesso!
Sucesso!
Luciano Leite é psicólogo, professor e consultor. Contato (11) 8271-5595
luciano@profissionaldesucesso.com.br
luciano@profissionaldesucesso.com.br