A forma como você encara
os problemas no seu trabalho podem dizer muito a seu respeito e sobre as
possibilidades para o futuro da sua carreira.
Uma das características mais procuradas pelas empresas nas pessoas que se candidatam às vagas em aberto é a atitude de ser pró-ativo. E o que isto significa? O profissional que, realmente, é pró-ativo ele tem consciência de que tudo na vida é um processo de evolução e aprimoramento, portanto, ele sabe que problemas existem e sempre continuaram existindo. O que muda são os tipos e o tamanho dos problemas, independentemente disto ele está sempre preocupado em buscar soluções para estes problemas e mesmo quando não consegue resolvê-los este tipo de profissional sempre está disposto a oferecer a sua ajuda àqueles que também querem resolvê-los.
Uma das características mais procuradas pelas empresas nas pessoas que se candidatam às vagas em aberto é a atitude de ser pró-ativo. E o que isto significa? O profissional que, realmente, é pró-ativo ele tem consciência de que tudo na vida é um processo de evolução e aprimoramento, portanto, ele sabe que problemas existem e sempre continuaram existindo. O que muda são os tipos e o tamanho dos problemas, independentemente disto ele está sempre preocupado em buscar soluções para estes problemas e mesmo quando não consegue resolvê-los este tipo de profissional sempre está disposto a oferecer a sua ajuda àqueles que também querem resolvê-los.
Pena que este tipo de
profissional é raridade dentro das empresas. O que, infelizmente, mais vemos é
justamente o contrário: profissionais pessimistas, acomodados e que passam a
maior parte do tempo procurando culpados para os problemas. Estes
“profissionais” sentem-se vítimas da empresa, do chefe, da situação econômica,
etc. Porém são os que menos contribuem com dedicação, idéias e motivação para o
sucesso de todos.
O primeiro passo é saber
de que lado você está, se a resposta for sim: parabéns! Continue aperfeiçoando
suas habilidades e procure ser cada vez mais pró-ativo. Além disto, fuja da
companhia de pessoas acomodadas como estas citadas acima, isto é contagioso.
Se você, infelizmente,
percebe que está no segundo grupo o que você precisa fazer inicialmente é tomar
consciência dos motivos que estão te levando a este tipo de comportamento:
insatisfação com a empresa? Com a função? Problemas familiares? Financeiros? Além
de tomar consciência é preciso coragem e força de vontade para mudar.
Entretanto, seja qual for os motivos, o que você precisa perceber é que este
tipo de postura está afetando o seu desempenho e pode sair muito caro como
demissão, conflitos, entres, etc.
A sua carreira é o seu
maior patrimônio profissional, gerenciá-la e desenvolvê-la é sua missão.
Sucesso!