Sonhar e Realizar é só Começar ... !!!



por Luiz Carlos Navarro

Etimologicamente a palavra Sonho, do verbo Sonhar [Do lat. pace.] S. f. - Paz: Ausência de lutas, violências ou perturbações sociais; tranqüilidade pública; concórdia, harmonia. Ausência de conflitos entre pessoas; bom entendimento; Ausência de conflitos íntimos; tranqüilidade de alma; sossego. Situação de um país que não está em guerra com outro; Restabelecimento de relações amigáveis entre países beligerantes; cessação de hostilidades; Tratado de paz. Ausência de agitação ou ruído; repouso, silêncio, sossego.

Interpretando o sonho desta forma, somos obrigados a concordar com o ator brasileiro,
Paulo Autran, quando ele afirma que:

- "Envelhecer não é ficar velho, e sim deixar de sonhar...!"

Infelizmente devido a uma concepção material e grosseira das coisas, a grande maioria dos homens e das mulheres de nossa era não conseguem perceber a poderosa força do sonho. As pessoas estão tão iludidas pela energia material e tão absortas em assuntos para a satisfação dos seus sentidos físicos, que têm pouco tempo para compreenderem a importância vital do conhecimento do seu próprio eu - Sonho - muito embora seja fato que, sem esta compreensão do eu - Sonho - todas as suas atividades cotidianas resultam em derrota final na luta pelas realizações. Talvez as pessoas não tenham consciência de que é preciso pensar na essência da existência, ao mesmo tempo em que pensam como solucionar as diversas e infinitas questões de ordem material.
Muitos Artistas, filósofos e mesmo cientistas devem suas melhores idéias, a inspirações nascidas nos sonhos. Em filosofia, em literatura, em música ou em descobertas científicas, é o que comumente chamamos de genialidade.
A história das descobertas científicas nos oferece muitos exemplos, tais como o químico alemão Kekulé (séc. XIX), quando pesquisava a estrutura molecular do benzeno, sonhou com uma serpente que mordia o seu próprio rabo. O sonho fê-lo concluir que esta estrutura seria um círculo fechado de carbono.

É preciso salientar que existem dois tipos de sonhos: um quando dormimos - atividade onírica - ocorre durante o sono. Neste estado de tranqüilidade mental acontece uma inter-ação entre as inteligências racional e espiritual, promovendo um despertamento e potencialização de importantes faculdades extra-físicas, possibilitando enxergar o inusitado e vivenciar o passado, presente e principalmente o futuro de maneira "mágica" e "fantástica".
Livres de bloqueadores comuns como, o medo, as crenças e os paradigmas, arcaicos e delimitadores, superamos todas as barreiras do espaço temporal. Conscientes da missão, com criatividade e inovação, somos capazes de materializar e executar, com liderança, o grande empreendimento das nossas vidas e da própria humanidade - Sonhar acordado.

Antes de encerrar este pequeno texto, quero ressaltar que o ato de sonhar, dormindo ou acordado, além de ser uma arte, é uma competência inerente a todo Ser Humano, e como tal exige conhecimento e treinamento para se adquirir a habilidade. Portanto comece a sonhar ...

Texto desenvolvido a partir do pensamento junguiano e budista.


Luiz Carlos Navarro é empresário, palestrante, consultor corporativo e eticista.
Visite o site: www.oficinapersona.com.br
Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager OnlineEmpregos Manager OnlineEmpregos Manager OnlineEmpregos Manager OnlineEmpregos Manager Online