Você está 'Preparado ou Pre-Parado'?


 
por Layr Malta
"A força de um chefe vem da admiração que ele desperta e não do medo que inspira" - Stephen Covey

Em recentes visitas a multinacionais americanas, pude ouvir dos responsáveis pelo desenvolvimento dos colaboradores, argumentos sobre as grandes dificuldades de relacionamento vivenciadas pelos grupos internos, encarregados naturalmente dos setores críticos na finalização de seus produtos. Considerando o grau de importância de cada um e acima de tudo A IMPORTÂNCIA do entrosamento de todos para a melhoria da qualidade do produto, vê-se essas corporações diante de uma situação que NÃO SE ESTUDOU NA FACULDADE e que segundo o GURU DOS GURUS, PETER DRUCKER, em seu artigo "Está preparado para enfrentar o futuro?", estamos vivendo mudanças tão aceleradas no contexto RELACIONAMENTO, que certamente levaremos alguns dezenas de anos para nos conscientizarmos desta realidade.

O mundo virtual nos oferece opções infinitas de conhecimento, informação e ainda que haja muitos excluídos neste setor, cresce vertiginosamente as oportunidades, chegando-se à conclusão que CONHECIMENTO PURAMENTE ou o enriquecimento curricular, não faz mais tanta diferença como fazia e a cada dia distancia mais da realidade concreta e necessária em todo o mundo corporativo, SABER SE RELACIONAR COM SEU SEMELHANTE.

SABER – Importante, se atualize sempre, não cruze os braços.
FAZER - Muito bom quando se é proativo, ou seja, não fica na espera da solicitação ou da ordem para fazer.
SER - Consciência de sua identidade, AUTO-ESTIMA.
CONVIVER - A mais difícil arte, carece de desenvolvimento espiritual, para a compreensão e respeito a seu semelhante, seu companheiro.

As perguntas, segundo COVEY, que deveriam ser feitas na contratação, seja para o alto escalão ou chão de fábrica, para saber se vale a pena investir nestes candidatos, seriam:

1. O QUE ADORA FAZER NA VIDA?
2. O QUE VOCÊ FAZ MELHOR?

É fator imprescindível que haja paixão, entusiasmo pelos objetivos da empresa. Colaboradores com estas características vivenciam com qualidade de vida todos os momentos de sua existência, se transformando em parte da empresa onde sente orgulho de pertencer. Veja o exemplo:
Num cruzeiro de luxo, pude testemunhar um participante que aproveitava todos os momentos para divulgar seu trabalho, colocando sob as portas das cabines um folder informativo das atividades da sua empresa. Num curso on line do SEBRAE pude ver uma nomenclatura que falo dela com freqüência, pois são características dos colaboradores DESEJADOS por qualquer corporação.

Analise como você se comporta e não importa em qual ambiente ou momento esteja. Descubra que cada amigo, cada ser humano presente é num primeiro momento:

1. PASSANTE – São todas as pessoas de seu relacionamento que não conhecem as atividades de sua empresa. Transforme este passante num olhante, desperte-o.

2. OLHANTE – São todas as pessoas que ainda não viram nem sabem de sua atividade nem de sua empresa. Seja um cartão de visita para estas pessoas e transforme-os num visitante;

3. VISITANTE –
Transforme-os em pessoas curiosas e desejosas de conhecer sua empresa e façam deles um comprante.

4. COMPRANTE –
Mostre-os que a empresa tem produtos de seu interesse e transforme-os em clientes.

5. CLIENTE –
Não permita que seja apenas um negócio momentâneo, desperte-o em seu desejo de voltar, e transforme-o em um indicante.

6. INDICANTE -
Encante-o cada vez mais, de forma que ele se transforme em um recomendante.

7. RECOMENDANTE –
É aquele que não obstante pequena diferença de preço, recomenda pela simpatia e serviços que foram comprovados, transformando-o em um .

8. FÃ –
É o mais alto grau de encantamento e que por isso sua responsabilidade amplia. Segundo "O Pequeno Príncipe", nós somos responsáveis por aqueles que cativamos.

Seja algo mais em sua existência, seja um PREPARADO e não um PRE-PARADO.


Layr Quintino Malta, visite o site: http://www.trainingleader.com.br
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