Marketing Pessoal: QUE VÊS QUANDO ME VÊS?



Por: Fabiano Brum

 Em um trecho de uma das músicas gravadas pelo grupo de rock Tihuana, o compositor questiona:

“Que vês quando me vês?”. Esta interrogação tem muita relação com o marketing pessoal,
principalmente com a nossa “imagem”, ou seja, a impressão que passamos paraoutras pessoas sobre nossa postura pessoal e profissional.

Frequentemente compramos, experimentamos produtos, serviços ou contratamos pessoas baseadas puramente na “imagem ou impressão” que elas nos passam, como por exemplo: entramos naquela loja porque a vitrine nos atraiu, provamos um pedaço daquela torta de morangos pois ela estava linda no refrigerador da panificadora, compramos o picolé pois o sorveteiro nos pareceu ser uma pessoa asseada, gostamos daquela professora pois ela parece ser dinâmica e comunicativa, contratamos aquele profissional porque na entrevista gostamos da sua forma de se vestir e ele se apresentou de uma maneira sóbria, ética e comunicativa.

Observe que nos exemplos acima nossas decisões foram quase que na totalidade baseadas na “imagem”, e mesmo que esta nos engane futuramente ou que se apresente de uma outra forma, no primeiro momento, o que compramos ou contratamos foi nossa impressão e percepção.

Um dito popular diz: “Raramente temos uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão!” -

Amigos, mais uma vez “imagem”! Será que somos aquilo que pensamos ser, ou aquilo que os outros vêem? Será que basta ser para ser, ou também é preciso parecer?

Marketing pessoal é o ato de um indivíduo ir modificando seu comportamento e sua forma de agir, visando um melhor posicionamento no mercado, melhorando sua imagem perante as empresas e/ou pessoas que lhe interessam.

Para isso precisamos desenvolver técnicas para poder divulgar nossa imagem, nossa competência e utilizar nossos contatos para chegar onde queremos.

Para passar a imagem assertiva, um profissional deve realizar três atividades:

1 - Entender o que o mercado precisa, o que o mercado e as pessoas esperam.

2 – Realizar uma autoanálise procurando refletir sobre o seu atual posicionamento. Ou seja, qual imagem está conseguindo passar hoje para este mercado e estas pessoas?

3 – Procurar se adaptar, estudar e evoluir no sentido de buscar ser e ter uma imagem o mais próxima do ideal de mercado, para em seguida começar a se divulgar através de sua rede de relacionamentos e outros meios.

Porém, para que seu tiro não saia pela culatra, vale a pena mais uma reflexão:

- Muitas vezes nem mesmo o mercado tem uma real percepção do ideal, e muitas pessoas têm feito sucesso justamente atuando e passando uma imagem diferente daquilo que se espera, buscando um diferencial, fazendo aquilo que ninguém fez, passando uma imagem que ninguém passou, ou seja, fazendo o óbvio e mostrando um algo a mais.

Mas uma coisa é certa! No campo da “imagem” é bom seguir o conselho do Roberto Carlos:“detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes para esquecer”. Os detalhes farão à diferença.

Preocupe-se com aparência pessoal (roupas adequadas, corte de cabelo, etc), cartão de visita, estruturação de um bom site na internet,visibilidade inteligente, boa comunicação, postura, ética e não se esqueça, quem não é visto não é lembrado. Melhore sua imagem e afine-se para o sucesso!

Fabiano Brum: Palestrante especialista em motivação, vendas, empreendedorismo e educação, vêm se destacando em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.

E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site:www.fabianobrum.com.br
Fone: 44-99733832 e 44-30451515 – Maringá e Paranavaí– PR.
Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager Online Empregos Manager OnlineEmpregos Manager OnlineEmpregos Manager OnlineEmpregos Manager OnlineEmpregos Manager Online