
por Luciano Leite
A resposta para esta pergunta pode te ajudar a perceber como anda a sua carreira e quais são as perspectivas futuras dentro da organização na qual você trabalha hoje.
Muitas demissões e frustrações profissionais poderiam ser evitadas se os profissionais se fizessem esta pergunta periodicamente:
Será que o meu chefe está satisfeito com o meu trabalho? Conhecendo o meu talento e os meus pontos fracos ele me contraria novamente?
A resposta quando é obtida com sinceridade pode ser muito dura para alguns mas este pode ser o primeiro passo para a mudança: a consciência de que algo não está bom e precisa ser melhorado.
A queda no desempenho profissional pode ter inúmeros motivos que vão desde questões salariais à problemas de relacionamento ou até mesmo de saúde. O importante é que o profissional faça esta avaliação periódica a fim de perceber possíveis baixas no seu rendimento e na sua motivação e tomar medidas para solucionar este possível problema.
Um bom líder que sabe acompanhar e orientar os seus comandados também é muito útil neste processo, entretanto, não devemos depender apenas deste tipo de avaliação, até porque nem todo líder tem esta competência.
O profissional de sucesso sabe que é fundamental ter nas mãos as “rédeas” da própria carreira assim como todos nós passamos por fases de maior ou menor desempenho.
O que não é bom, nem recomendável, é estar alienado a isto não tendo noção real de como a sua carreira está caminhando.
Então? O seu chefe contrataria você novamente?
Sucesso!
Luciano Leite, psicólogo, professor e coordenador do Portal Profissional de Sucesso. Contato: luciano@profissionaldesucesso.com.br